Indicação de atividade: 6º ou 7º ano Trabalhando
Crônica/Relato Pessoal
Tempo previsto: de 4 a 6 aulas
Levantamento de conhecimentos prévios
Apresentar imagens
Expressão linguagem oral
- Você tem animal de estimação?
- Conhece alguém que tenha como animal de estimação de estimação um bicho diferente?
Proposta
Exibir o filme Como treinar um dragão
*Discutindo ideias construindo valores
1)
Após a leitura do texto ”Avestruz”, discutir a
validade do pedido do garoto à mãe e ao amigo?
2)
Você já viveu ou conhece alguém que vive em
apartamento? Como é criar um bicho de estimação em apartamento? É possível
qualquer animal?
3)
Um animal de estimação substitui um amigo?
*Escrevendo sobre o texto:
1. O texto é uma crônica, trabalha elementos
da crônica.
A.
Quais são os personagens?
B.
Qual é o
foco narrativo?
C.
Onde se passam os fatos?
D.
Qual é o tema abordado pelo autor na crônica?
E.
Qual o fato do dia – a- dia que desencadeou o
desejo do menino?
F.
Explique por que não foi consumado o desejo do
menino?
G.
Qual foi o novo pedido do menino?
H.
Por que você acha que o autor sugeriu a amiga
que levasse o filho a um psicólogo?
*Produção escrita:
Solicitar aos alunos a produção de um texto abordando o tema
do texto e elementos trabalhados no filme.
Pedido de filho
Avaliação: Participação das aulas, aprofundando a discussão,
fornecendo argumentos próprios para defesa de suas ideias previamente
formuladas. Elaboração de texto dentro da característica solicitada “relato”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário